sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Como aproveitar melhor o seu 13º - Aposentado - Dica


A partir de 25 de agosto até o início de setembro, será paga a primeira parcela do 13º dos aposentados e pensionistas. A segunda parcela será paga em novembro. Uma entrada extra, que pode trazer um fôlego para as contas de milhões de segurados da Previdência Social em todo o Brasil.

Segundo a diretora do SerasaConsumidor, Fernanda Monnerat, quem tem direito a esse benefício deve aproveitar a oportunidade para se organizar financeiramente e utilizar o dinheiro extra da melhor maneira possível. “Seja para complementar um orçamento mais curto, cuidar da saúde ou até mesmo poupar e fazer bons investimentos, desde que o aposentado não esteja superendividado ou com dívidas em atraso”. Veja algumas dicas para tirar o melhor proveito do seu abono anual:

  • Finanças em ordem – Se o orçamento da casa estiver descontrolado, antes de receber a primeira parcela do 13º salário, é importante que o aposentado se organize. Faça uma lista com todas as contas e compare com a renda mensal. Dessa maneira, será possível identificar se ele está gastando mais do que ganha e fazer alguns ajustes, como o corte de supérfluos, por exemplo. Se for necessário, o dinheiro extra pode ser usado para ajudar no pagamento das contas essenciais, como água, luz e alimentação, por exemplo;
  • Quitar ou antecipar o pagamento de dívidas: Você sabia que pode antecipar o pagamento de dívidas com desconto? Caso tenha empréstimos em seu nome, pode pedir ao banco ou financeira para descontar os juros das próximas parcelas do seu contrato. Por lei, a instituição é obrigada a fornecer esse cálculo em até 5 dias e você poderá usar seu dinheiro para eliminar ou reduzir essa despesa do seu orçamento.
  • Cuidar da saúde: Aproveite essa época para agendar seu check up ou consulta anual ao dentista. Assim você terá dinheiro disponível para os tratamentos e remédios, investindo sempre na sua qualidade de vida.
  • Investir seu dinheiro: Aproveite os juros altos para poupar e garantir bons rendimentos de aplicações financeiras. Mas atenção: essa dica só vale para quem está com as contas em dia. Se você tem dívidas em atraso, priorize o pagamento e evite multas e juros ainda maiores.
  • Encher a despensa: Com o preço dos alimentos subindo a cada dia, vale a pena estocar produtos com duração mais longa, como enlatados e condimentos em promoção e proteger seu orçamento de futuras surpresas. Mas fique atento! Para evitar que os alimentos estraguem, cole etiquetas na prateleira com os meses do ano e agrupe os produtos de acordo com a data de validade.
  • Evite emprestar: Quem está pensando em emprestar o dinheiro para parentes ou amigos precisa ficar atento. Por mais bem intencionada que essa pessoa possa ser, sempre há o risco de descontrole financeiro e quem pode ter que assumir a dívida é o aposentado. Cuidado!
  • Antecipar compras de Natal: Que tal aproveitar os preços mais baixos dessa época para comprar os presentes natalinos para os filhos, netos e amigos? É uma ótima maneira de economizar com as promoções e ainda escapar das lojas lotadas e do nervosismo no final do ano.
  • Fazer uma viagem: Aproveite o período de baixa temporada e escolha um lugar novo para conhecer e celebrar a vida com economia. Aproveite as ofertas exclusivas para quem tem acima de 60 anos e garanta passagens gratuitas e descontos em pacotes e passeios. Você merece esse presente!
Fonte: SerasaConsumidor

É hora de sorrir um pouco - Veja o vídeo