sexta-feira, 17 de abril de 2015

Luis Gonzaga - SÉRIE - MAIORES ARTISTAS DA MÚSICA BRASILEIRA



Acompanhe diariamente novidades da página pelo Facebook 

Foi com voz, sanfona, zabumba e triângulo que Luiz Gonzaga (1912-1989) fez sua revolução em uma autêntica demonstração da sabedoria do “menos é mais”. Com xote, maracatu e baião a pulsar em seu matulão criativo, o pernambucano aliou sua intuição harmônica com uma preciosa poesia sertaneja e cravou no imaginário brasileiro, provavelmente para sempre, a letra e a melodia de “Asa Branca”. Mas o peso de seu repertório nem de longe se restringe ao mérito de sua criação mais nobre. “O Xote das Meninas”, “Cintura Fina”, “Paraíba” e “Riacho do Navio” são hoje igualmente conhecidas por qualquer jovem que se esbalda no forró, mesmo todas tendo sido criadas há mais de cinco décadas. Isso é (um) ser clássico. Ramiro Zwetsch.


Composições e CIA.

Asa Branca
O Xote Das Meninas
A Vida do Viajante
Que Nem Jiló
Vozes da Seca
A Triste Partida
Luar do Sertão
Xote Ecológico
Súplica Cearense
Numa Sala De Reboco
Assum Preto
Sabiá
Respeita Januário
A Morte do Vaqueiro
ABC do Sertão
Riacho do Navio
Olha Pro Céu
A volta da asa branca
Baião
Aquarela Nordestina
Pagode Russo
Pau de Arara
Boiadeiro
Paraíba
Vem Morena
A Feira de Caruaru
No Meu Pé de Serra
Ave Maria Sertaneja
Cintura Fina
Ovo de Codorna
Forró no Escuro
Petrolina Juazeiro
Juazeiro
Sanfona Sentida
O Cheiro da Carolina
Nem Se Despediu de Mim
Acácia Amarela
Apologia Ao Jumento (O Jumento É Nosso Irmão)
Hora do Adeus
Pense N'eu
Estrada de Canindé
Samarica Parteira
Xódó
Xaxado
Qui Nem Jiló
Dezessete e Setecentos
São João na Roça
Lampião Falou
Baião de Dois
Guerreiro Menino
Forró de Cabo a Rabo
Karolina com K
Zé Matuto
Forró Número 1
Cacimba Nova
Roendo Unha
Xote dos Cabeludos
Danado de Bom
Óia Eu Aqui de Novo
De Teresina a São Luís
Siri Jogando Bola
Nordeste pra frente
São João do Carneirinho
Festa
Viva Meu Padim
Terra, Vida e Esperança
Xamêgo
Noites Brasileiras
Saudade de Pernambuco
Forró de Mané Vito
Algodão
Acauã
Légua Tirana
Boi Bumbá
Tropeiros da Borborema
Olha a Pisada
Vou te matar de cheiro
Maceió
A Sorte é Cega
Cigarro de Palha
Forró das Crianças
No Ceará Não Tem Disso Não
Sanfoninha Choradeira
A Festa do Milho
Paulo Afonso
Fogo Sem Fuzil
Frei Damião
Imbalança
Sanfona do Povo
Fogo Pagou
Baião da Penha
O fole Roncou
Uma pra mim outra pra tú
Capim Novo
Não Vendo Nem Troco
O Casamento da Rosa
Tristeza do Jeca
Fogueira de São João
Procissão
Cabra da Peste
Vida De Viajante
Aproveita Gente
Calango da Lacraia
Sangrando
Meu Pajeú
Açucena Cheirosa
Facilita
Pra Não Dizer Que Não Falei Das Flores
Moda da Mula Preta
Mulher de Hoje
Pra Não Morrer de Tristeza
Pai Nosso
Lorota Boa
Retrato de Um Forró
Buraco de Tatu
A Letra I
Festa no Céu
Penerô Xerém
Cantiga de Vem-Vem
Na emenda
São João no Arraia
Jardim da Saudade
Tic Tac, Tic Tac
Sertão Sofredor
Quero Chá
Onde o nordeste garoa
Derramaro o Gái
Orélia
De Juazeiro a Crato
Prece Por Exu Novo
Louvação a João XXIII
Obrigado João Paulo
Mariana
Pedaço de Alagoas
Só Xote
Aquilo Bom
Dança, Mariquinha
Ladrão de Bode
Dengo Maior
3 X 4 (Marilu)
Tamborete de Forró
Saudade Dói
Gibão de Couro
Lendas de São João
Lampião - Era Besta Não
Beata Mocinha
Baião da garoa
Xandusinha
Meu Araripe
Nessa Estrada da Vida
Bença Mãe
From United States of Piauí
Pobreza Por Pobreza
Eu Vou Pro Crato
Faz Força Zé
Jesus Sertanejo
São João Chegou
A Dança da Moda
Faça Isso Não
De Fiá Pavi
Firim Firim Firim
Rosinha
Xote das Moças
Deixa a Tanga Voar
XAMÊGO
Vaca Estrela E Boi Fubá
Pão Duro
Umbuzeiro da Saudade
Alma do Sertão
Menino de Braçanã
Amor da minha vida
O Papa e o Jegue (Otacílio Batista e Luiz Gonzaga)
Xote Machucador
Vou pra Roça
Forró Gostoso
Ana Rosa
Januário
Onde Tu Tá Neném
Tenho Onde Morar
Sertão de Aço
Adeus Pernambuco
A Peleja do Gonzagão x Téo Azevedo
Tacacá
Sangue Nordestino
Amanhã Eu Vou
Farinhada
Capitão Jagunço
Mamulengo
Piauí
Adeus a Januário
Forró do Bom
A Mulher do Meu Patrão
Adeus Rio de Janeiro
Asas da Ilusão
Viola De Penedo
Canto do Sabiá
Moreninha, Moreninha
Matuto de Opinião
Marcha da Petrobrás
Homenagem a Zé Dantas
O Cantador
Pássaro Carão
Ranchinho de Palha
Oito e Dois Dez
Pedido A São João
Morena cor de Canela
Balança a Rede
Nos Cafundó De Bodocó
O Véio Macho
Eu Sou do Banco
Feira de Gado
Frutos da Terra
Tá Bom Demais
Piriri
Fulô da Maravilha
O Delegado no Coco
Sorriso Cativante
Sou do Banco
Coração Molim
Vô Casa Já
Pisa no Pilão
Caboclo Nordestino
Daquele Jeito
Festa de Santo Antonio
O Tocador Quer Beber
Sanfoneiro Zé Tatu
Tei Tei Arraiá
Sertanejo do Norte
Serrote Agudo
Baião dos Namorados
Ai Amor
A Noite é de São João
Xote do Véio
Ta qui pá Tu
Forró de Zé Tatu
Meu Cigarro de Palha
Romance Matuto
Amei a Toa
Café
Galo Garnizé
Lula Meu Filho
Saudade da Boa Terra
Alegria de Pé de Serra
Casa de Caboclo
Treze De Dezembro
A Mulher do Sanfoneiro
Estrela de Ouro
Mané Gambá
O Maior Tocador
O Adeus da Asa Branca ( Tributo a Humberto Teixeira)
Paraxaxá
Zé Budega
O Baião Vai
Indiferente
As Noites de Junho de Antigamente
Cidadão
Forró Fungado
Salmo dos Aflitos
Quero uma Mulher
Vida de Vaqueiro
Forró do Zé Buchudo
Amor que não chora
Documento de Matuto
Forró de Zé do Baile
Flor do Lírio
Maria Cangaceira
Mariá
O Andarilho
Sanfoneiro Macho
Vaqueiro Véio
Sangue de Nordestino
Minha Fulô
Quadrilha Chorona
A Carta
Espere por mim
Forró de Caruaru
Liforme Instravagante
A Cheia de 24
Chapéu de Couro e Gratidão
Dia de São João
Desse Jeito Sim
Cirandeiro
Motivação Nordestina
Nordeste Sangrento
Ovo Azul
Ou Casa ou Morre
Os Olhinhos do Menino
Perpétua
Viva o Rei
Tres e Trezentos
Pronde Tu Vai Lui?
Forró no Interior (Furum Furum Firim)
Eu Vou Cortando
Mangaratiba
Baião de São Sebastião
Casamento Atrapaiado
Morena Bela
Pobre do Sanfoneiro
Velho Novo Exu
Balanço do Calango
Cajueiro Velho
Recado do Velho
Fole Gemedor
Cego Aderaldo
Cidadão Sertanejo
Rainha do Mundo
Balance Eu
A Nova Jerusalém
Mania de Você
Fole Danado
Bodocongó
Fogo do Paraná
O Caçador
Pau de Sebo
Padroeira do Brasil
Queimando Lenha
Seridó
São João Sem Futrica
Balaio
Vitória de Santo Antão
Nega Zefa
Corrida de Mourão
Chofer De Praça
O Mangangá
A Canção do Carteiro
Crepúsculo Sertanejo
Meu Chevrolet
Mazurca
Matuto Aperreado
Lulu Vaqueiro
Lembrança da Primavera
Padre Sertanejo
Regresso do Rei
Xêem
XÔ Pavão
Aí Tem
Acordo às Quatro
Saudade do Velho
Propriá
A Rede Véia
Vovô do Baião
Adeus Iracema
Capital do Agreste
Canaã
Eu e Meu Fole
Engenho Massangana
Os Bacamarteiros
O Xamego da Guiomar
O Passo da Rancheira
Passo Fome Mas Não Deixo
Pra Que Mais Mulher
Quer ir Mais Eu?
Velho Pescador
Vamos Ajuntar os Troços
Toque de Rancho
Alvorada Nordestina
A Puxada
Obrigado, Seu Vigario
Aproveita Xará
Aquilo sim, que vidão
Caminhos do coração
Dezessete Légua e Meia
Aboio Apaixonado
Engabelando
Moreninha Tentação
O Homem da Terra
Valha Deus, Senhor São Bento
Serena do Mar
Saudades de Helena
Boca de Caieira
Dá Licença pra Mais Um
Portador do Amor
Amigo velho
Aroeira
Na Lagoa do Amor
Marinbondo
Menestrel do Sol
Boca de Forno
Eterno Cantador
Diz que Vai Virar
Chuculatera
Garota Todeschini
Meu Padrim
Januário vai Tocar
Não é Só a Paraíba Que tem Zé
No Piancó
No Dia em que eu vim Embora
Comício do Mato
Cabeça Inchada
São Francisco de Canindé
Outro Amanhã Será
Contrastes de Várzea Alegre
Meu dedo mindinho
Cavalo Crioulo
A Morte do Meu Avô
Dedo Mindinho
Forró de Pedro Chaves
Fica Mal com Deus
Manoelito Cidadão
Manduquinha
Lascando o Cano
O Urubu é um Triste
Pesqueira Centenária
São João Antigo
Cortando o Pano
Rei Bantu
Queixas do Norte
Plano Piloto
Coco-Xeem
Começaria tudo outra vez
Cana Só de Pernambuco
Dança do Capilé
Forró da Miadeira
Macapá
Na cabana do Rei
O Resto a Gente Ajeita
O Coreto da Pracinha
Rodovia Asa Branca
Raparam Tudo
Todo Homem Quer
Tô Sobrando
Testamento de Caboclo
Baião GranFino
Bom? Pra Uns
Baião Agrário
No Canto do Salão
Forró de Ouricuri
Chá Cutuba
Casamento Improvisado
Cidadão de Caruaru
Chico Valente
Madame Baião
Lá vai Pitomba
Madruceu o Milho
Projeto Asa Branca
Rio Brígida
Tesouro e Meio
Erosão
São João nas Capitá
Moça de Feira
Já Era Tempo
Forrónerão
Juvina
Depois da derradeira
Creuza Morena
Braia Dengosa
Bicho, Eu vou Voltar
Canto sem Protesto
Erva Rasteira
Doutor do Baião
Garimpeiro Sonhador
Forró do Zé Antão
Festa Napolitana
Feijão cum Côve
Nunca Mais Vi Esperança
Pra Onde Tu Vai, Baião?
Vamos Xaxear
Toca Uma Polquinha
Arcoverde Meu
Do Lado que Relampeia
Tambaú
Apelo ao Soberano
O Bom Improvisador
Bié bié Brasil
A Dança do Nicodemus
Bom Pra Eu
Conversa de Barbeiro
Cocotá
Marabaixo
Lenha Verde
Já vou Mãe
O Torrado
O Milagre
O Festão
Relógio Baião
Quero Ver
Vê se ligas para mim
Só Vale Quem Tem
Baldrama Macia
Rosa de Mearim
Marimbondo
Carapeba
Canto do Povo
É Sem Querer
De olho no Candeeiro
Coronel Pedro do Norte
Choromingô
Maria Baiana
Linda Brejera
Não Bate Nele
O Torrado da Lili
O Mote (Maquinista e Sacristão)
Quero Ver Correr Moleque
Quase Maluco
Vassouras
Toca Pai
Se não Fosse Esse Meu Fole
A Ligeira
Dia dos Pais
Cabocleando
Balaio do Veremundo
Pra Frente Goiás
Não foi Surpresa
Eu e Minha Branca
Dona Vera tricotando
Que Modelos São Os Seus?
Bandinha de Fé
Cartão de Natal
Corridinho Canindé
Gato Angorá
Eu Me Enrabicho
Mané e Zabé
Malhada dos Bois
Quarqué Dia
Viva o Arigó
Vida Ruim
Sequei Os Olhos
Xote do Saoite
Me Afubelo
Passo do Pinguim
Penas do Tiê
Sete faces
Bamboleado
Cantarino
Frescobol
Juca
Razão do Meu Querer
Vou Mudar de Couro
Tu Que Mingabela?
Alvorada da Paz
Cantei
Cananã
Bandeira Dois
Xengo
Moela e Coração

Acompanhe diariamente novidades da página pelo Facebook 

É hora de sorrir um pouco - Veja o vídeo