terça-feira, 7 de abril de 2015

Chico Buarque - SÉRIE - MAIORES ARTISTAS DA MÚSICA BRASILEIRA



Acompanhe diariamente novidades da página pelo Facebook 

A importância de Chico Buarque de Hollanda para a Música Popular Brasileira pode ser definida de várias formas. Artista combativo, não hesitou em cantar as agruras do homem simples na emblemática “Pedro Pedreiro” (1965), em meio aos primeiros arroubos da ditadura militar. Teve participação ativa nos festivais de MPB com canções como “A Banda”, clamor pela liberdade de expressão, “Roda Viva”, protesto contra a repressão, e “Sabiá”, parceria com Tom Jobim, canto em favor dos brasileiros – como ele – forçados a viver no exílio.
Chico abriu os anos 70 com o demolidor Construção (1971), disco que enfrentava, através de canções extremamente fortes, os ditames ditatoriais. Ainda nessa década, exaltou a liberdade no proibido Calabar, belíssimo espetáculo teatral. Mais uma vez clamou pela preservação dos direitos civis no samba “Apesar de Você”. Fez o musical Ópera do Malandro, sucesso em teatro e cinema. Criou a trilha do filme Dona Flor e Seus Dois Maridos, um dos maiores êxitos cinematográficos nacionais. Nos anos 80, compôs trilhas sonoras para balé em parceria com Edu Lobo – O Grande Circo Místico, Dança da Meia-Lua, O Corsário do Rei e, tempos depois, Cambaio. No início da década de 90, enveredou pelos livros com sucesso, com Estorvo, Budapeste e Benjamim. Hoje se alterna entre música e literatura, sempre com desenvoltura e qualidade. Pode não ser tão combativo quanto no passado, mas segue com afiado espírito crítico. É, acima de tudo, um poeta da canção popular. Toninho Spessoto.



Composições e CIA.

João e Maria
Apesar de Você
Construção
Cálice
O Meu Amor
Geni e o Zepelim
Roda Viva
Cotidiano
Eu Te Amo
Olhos Nos Olhos
Mulheres de Atenas
Tatuagem
Vai Passar
O Meu Guri
A Banda
Futuros Amantes
O Que Será (À Flor da Terra)
Todo o Sentimento
Paratodos
Ciranda da Bailarina
Bom Conselho
Quem Te Viu, Quem Te Vê
Valsinha
Pedaço de Mim
Meu Caro Amigo
Iolanda
Com Açúcar, Com Afeto
Folhetim
Trocando Em Miúdos
Samba do Grande Amor
Atrás da Porta
Até o Fim
Beatriz
O Que Será (À Flor da Pele)
O Cio da Terra
Gota D'água
A História de Lily Braun
Essa Moça Tá Diferente
Jorge Maravilha
Teresinha
Gente Humilde
Essa Pequena
O Caderno
Carolina
Bye, Bye, Brasil
Samba e Amor
Sem Fantasia
Partido Alto
Fado Tropical
Minha História
Sob Medida
A Rita
Pelas Tabelas
Homenagem Ao Malandro
Tanto Amar
Funeral de Um Lavrador
Acorda Amor
As Vitrines
Deixe a Menina
Sinal Fechado
Amigo É Pra Essas Coisas
Deus Lhe Pague
Carcará
Flor da Idade
Minha Canção
História de Uma Gata
Morte e Vida Severina
Feijoada Completa
Bastidores
Joana Francesa
Piruetas
Tanto Mar
Samba de Orly
Sabiá
Sonho Impossível
Anos Dourados
Sem Compromisso
Pedro Pedreiro
Vai Levando
Noite dos Mascarados
Vida
Ela Faz Cinema
Desalento
Canção Dos Olhos
Mil Perdões
Fica
Leve
Copo Vazio
Gente Tem Sobrenome
Mambembe
Retrato Em Branco e Preto
Palavra de Mulher
O Malandro
Vai Trabalhar Vagabundo
Luíza
Bárbara
Choro Bandido
Se Eu Soubesse (part. Thais Gulin)
Dueto
Passaredo
Olê, Olá
Valsa Brasileira
Carioca
A Rosa
Não Sonho Mais
Brejo da Cruz
Rosa-dos-Ventos
Como Se Fosse a Primavera
Yolanda
Você Não Entende Nada
Querido Diário
Morena de Angola
Morena Dos Olhos D'água
Sem Açúcar
Sentimental
Tanta Saudade
Luísa
Bom Tempo
Angélica
Cecília
A Bela e a Fera
Sobre Todas As Coisas
Tantas Palavras
Sinhá
Quando o Carnaval Chegar
Desencontro
O Velho Francisco
Mar e Lua
Noticia de Jornal
Hino de Duran
Nina
Até Pensei
A Volta do Malandro
Ana de Amsterdam
Porque Era Ela, Porque Era Eu
A Cidade Ideal
Aquela Mulher
Tem Mais Samba
Baioque
A Mais Bonita
Dura Na Queda
Soneto
Uma Menina
Façamos (Vamos Amar)
Amor Barato
Ligia
Romance
O Casamento Dos Pequenos Burgueses
Quando Eu For, Eu Vou Sem Pena
Biscate
Agora Falando Sério
Meu Namorado
A Moça do Sonho
Injuriado
Ode Aos Ratos
Outros Sonhos
Você vai me Seguir
Bem-Querer
Não Existe Pecado ao Sul do Equador
Amanhã, Ninguém Sabe
Olha Maria
Fantasia
Suburbano Coração
Um Chorinho
Noite Dos Mascarados (part. Elis Regina)
Ela Desatinou
Iracema Voou
Samba Para Vinícius
O Filho Que Eu Quero Ter
Sempre
Pivete
Cadê Você
Ela É Dançarina
Já Passou
Um Tempo Que Passou
Uma Palavra
Umas e Outras
Último Desejo
Bicharia
Exaltação a Tiradentes
Doze Anos
Basta Um Dia
O Circo Místico
Pois é
Todos Juntos
Qualquer Canção
Desencanto
As Minhas Meninas
Carta Ao Tom
Ela e Sua Janela
O Jumento
Filosofia
O Futebol
Tipo Um Baião
Tango do Covil
Sou Eu
Almanaque
Acalanto (Acalanto para Helena)
Uma Canção Desnaturada
Chega de Saudade
Caçada
Vence Na Vida Quem Diz Sim
Cordão
Sem Você
Até Segunda-Feira
E Se...
A Voz do Dono e o Dono da Voz
Maninha
Imagina
Mulher, Vou Dizer Quanto Eu Te Amo
Você Não Sabe Amar
Sonho de Um Carnaval
Tango de Nancy
Se Eu Fosse Teu Patrão
Viver do Amor
Falando de Amor
A Violeira
Na Carreira
Te Amo
Brisa do mar
A Noiva da Cidade
A Televisão
Alô, Liberdade
Canción Por La Unidad de Latino America
Cara a Cara
Morena Bela
Acalanto
Olha
Cala a Boca, Bárbara
Estação Derradeira
Ópera
A Ostra e o Vento
Renata Maria
O Velho
Qualquer Amor
Conversa de Botequim
Corrente
Morro Dois Irmãos
Sonhos Sonhos São
Assentamento
De Todas As Maneiras
Logo Eu?
Você Não Ouviu
Sem Você II
Bandolim
Benvinda
Meu Refrão
Hino da Repressão
De Volta Ao Samba
O Malandro 2
Quadrilha
Valsa Para Uma Menininha
Eu e Você
Você, Você (Canção Edipiana)
Samba, Agoniza, Mas Não Morre
Subúrbio
Foi Assim
A Galinha
Garota de Ipanema
Lua Cheia
Onde É Que Você Estava
O Que Será
Januária
Madalena Foi Pro Mar
Xote de Navegação
Hino de Exaltação a Mangueira
Linguagem do Morro
Voltei a Cantar
Tanto Mar (1ª versão)
Lola
Meu Caro Barão
Outra Noite
Tempo e Artista
Sempre Em Frente
Bolero Blues
A Mulher de Cada Porto
Dr. Getúlio
Realejo
O Último Blues
Lágrima
Embarcação
Me Deixe Mudo
Juca
Rebichada
Abandono
Ludo Real
Nosso Bolero
Trapaças
Valsa dos Clowns
Grande Hotel
É Tão Simples
As Atrizes
Tropicália
Pequeña Serenata Diurna
Não Fala de Maria
Novo Amor
Piano na Mangueira
Tira As Mãos de Mim
Divina Dama
Kalu
Roda Gigante
Ai, Se Eles Me Pegam Agora
Cantiga de Acordar
Milagre Brasileiro
Sol e Chuva
Marcha Para Um Dia de Sol
Geni Y El Zepelin
Janelas Abertas Nº 2
A Foto da Capa
Bancarrota Blues
Las Muchachas de Copacabana
Linha de Montagem
Moto-contínuo
Sílvia
Um Dia de Cão
Tema de "Os Inconfidentes"
Cuidado Com a Outra
Qué Será
Faceira
Ça Sert À Quoi
A Cidade Dos Artistas
Cantando No Toró
Hollywood
Meninos, Eu Vi
Querido Amigo
Incompatibilidade de Gênios
O Quereres
Mano a Mano
Salmo
Dis-mois Comment
Lábia
Lendas e Mistérios da Amazônia
As Cartas
Fortaleza
Ilmo Sr. Ciro Monteiro Ou Receita Pra Virar Casaca de Neném
Malandro Quando Morre
Meia-noite
Primeiro de Maio
Festa Imodesta
Eu Sou a Árvore
De Sua Formosura
Levantados do Chão
Nicanor
Opereta do Casamento
Vem Logo
A Ilha
Será Que Cristina Volta?
Baticum
Desafio do Malandro
Rio 42
Rita - (A Rita)
Eu Quero Um Samba
Hoje
Os Argonautas
Mulher Na Janela
Na Ilha de Lia, No Barco de Rosa
Canção de Pedroca
Último Blues
Verdadeira Embolada
A Mulher do Aníbal (part. Zeca Pagodinho)
Essa Passou
Chega de Mágoa
A Aurora de Nova York
Chão de Esmeraldas
A Vida do Viajante
Feito Mistério
Felicità
Mais Uma Estrela
Murro Em Ponta de Faca
A Permuta Dos Santos
Tamandaré
Barafunda
Ano Novo
Boi Voador Não Pode
Noite de Verão
Construcción
Maricotinha
Tablados
Cambaio
Como Um Samba de Adeus
Fora De Hora
A Mão da Limpeza
Samba do Irajá
Rubato
Prólogo
Homens de Pedra
Alumbramento
Esconde-esconde
Paroara
La Nuit Des Masques
Carolina (Italiano)
Amando Sobre Os Jornais
Bolsa de Amores
Cobra de Vidro
O Corsário do Rei
Uma Canção Inédita
Lugar de Cobra É No Chão
In Te (Mulher, Vou Dizer Quanto Eu Te Amo)
Samba e Amore (Samba e Amor)
Embolada
Seu Chopin, Desculpe
Sala de Recepção
Fala do Mestre Carpina
Lendas Brasileiras
Imagina Só
Sinhazinha (Despertar)
La Banda
Tereza Tristeza
Dona Carola
Cobras e Lagartos
Sábado a Noite
Os Grilos São Astros
A Valsa Dos Clowns
Acalanto (en Español)
Yes, Zé Manés
Forrobodó
A Pousada do Bom Barão
Leo
Nego Maluco
O Rei de Ramos
Veneta
Oh Che Sarà
Mulher Faladeira
Vita
Comício Em Mangueira
Duas Vezes Escrava
Feitiço da Vila
Rotativa
Frevo Diabo
Introdução Para a Turma do Funil
Rei de Ramos
Sinhazinha (Despedida)
Supõe
Capital do Samba
Far Niente (Bom Tempo)
Apesar de Usted
Sogno Di Un Carnevale (Sonho de Um Carnaval)
Tu Sei Una Di Noi
Olê, Olá (Italiano)
Samba da Boa Vontade
Canção de Natal
Desde Que o Samba É Samba
Genova Per Noi
Exaltação À Mangueira
Cotidiano (en Español)
Nuvem Negra (part. Djavan e Gal Costa)
Maravilha
Meio-dia Meia-lua
Pássara
Show Biz
Tororó
Caruso
Funerale Di Un Contadino
Mar Y Luna
Rotativa
Embebedado
Sinuca do Malandro
Dinheiro Em Penca
Quando Alguém Cantar
C'è Più Samba
Severino/ O Rio
Casa de João de Rosa
Mambordel
Ciao, Ciao, Addio
Desembolada
Pedro Pedreiro (Italiano)
Queste e Quelle (Umas e Outras)
Una Mia Canzone
Cem Mil Réis
Ensaio Geral
Cantores do Rádio
A Vizinha do Lado
Anema e Core
Chafariz
Opereta do Moribundo
Estamos Aí
Juca (Italiano)
La TV
Ed Ora Dico Sul Serio (Agora Falando Sério)
Il Nome Di Maria (Não Fala de Maria)
Lei No, Lei Sta Ballando (Ela Desatinou)
Nicanor (Il Marinaio) (Nicanor)
In Memoria Di Un Congiurate
Camisola do Dia
Minha Embaixada Chegou
Meia Volta
Labareda
Il Nicanor (il Marinaio)
La Rita
Mambembe (en Español)
Valsa Rancho
Maddalena E' Andata Via (Madalena Foi Pro Mar)
C´è più samba
Non Vuoi Ascoltare
Pagodespell
Novicia
Acompanhe diariamente novidades da página pelo Facebook 

É hora de sorrir um pouco - Veja o vídeo