sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Dia Internacional da Erradicação da Pobreza - Homenagem do Dom




O Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza é comemorada em 17 de Outubro.
A data tem o objetivo de conscientizar a sociedade e os governos de todo o mundo do elevado número de pessoas que ainda estão vivendo na extrema pobreza, expostos à miséria, fome crônica e violência.

A pobreza extrema é considerada um crime contra os Direitos Humanos, e todos os governos devem assegurar que seus habitantes vivam com qualidade de vida e dignidade.
De acordo com dados da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), mais de 840 milhões de pessoas continuam sofrendo de fome excessiva entre os anos de 2011 e 2013, em todo o planeta.

A erradicação da pobreza e da fome é um dos oito objetivos de Desenvolvimento do Milênio, definidos no ano 2000 pelos 193 países membros da Organização das Nações Unidas.

No Brasil, de acordo com estimativas, cerca de 16 milhões de pessoas vivem em situação de pobreza extrema.

Origem do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza
O Dia Internacional Para a Erradicação da Pobreza surgiu a partir de uma iniciativa de Joseph Wresinski, em 17 de Outubro de 1987. Nesta data, Wresinski reuniu cerca de 100 mil pessoas para celebrar o primeiro Dia Mundial para a Erradicação da Miséria, na Praça dos Direitos Humanos e Liberdade, no mesmo lugar que foi assinada a Declaração dos Direitos Humanos, em 1948, em Paris.

Um enorme cartaz foi colocado em frente da Torre Eiffel com os seguintes dizeres: “Onde homens e mulheres estão condenados a viver em extrema pobreza, direitos humanos são violados. Unir-se para fazer com que sejam respeitados é um dever sagrado” (P. Joseph Wresinski).

Como marco da reunião de 1987, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, decretou em 1992 o dia 17 de Outubro como Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza no mundo.

Pobreza Mundial
A pobreza está diminuindo a uma taxa sem precedentes. Em 1990, 43% da população mundial vivia em pobreza extrema, com menos de 1,25 dólares por dia. Este número reduziu para 21%, mas há ainda muito trabalho pela frente, especialmente no continente africano.

10 países mais pobres do mundo

Burundi
Tanzânia
Moçambique
Madagáscar
Nigéria
República Democrática do Congo
Nepal
Haiti
Angola
Índia


Conheça a minha Loja personalizada da Amway.



É hora de sorrir um pouco - Veja o vídeo