quinta-feira, 10 de julho de 2014

UEMA OFERECE CURSO ONLINE COM CERTIFICAÇÃO - MOOC de Negociação - INSCRIÇÕES ABERTAS - CURSOS ABERTOS


MOOC de Negociação


Apresentação

O curso aberto de Negociação é uma iniciativa da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) para proporcionar acesso livre aos conhecimentos produzidos pelo meio acadêmico. O curso se constitui numa proposta de metodologia flexível. Os cursistas podem acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) no momento que acharem conveniente; e coaprender entre pares, por meio da participação nos fóruns. O conteúdo está distribuído em diversos objetos de aprendizagem, sendo videoaulas, podcasts e até um caderno escrito exclusivamente para o curso. Esta é a primeira empreitada da instituição no universo dos cursos abertos a distância (Massive Open Online Course – MOOC).

Inscreva-se já 

www.cursosabertos.uema.br/login/signup.php
Click para abrir a página de cadastro




www.uemanet.uema.br/
Click para abrir o site da UEMA





Identificação

Nome: Curso de Negociação

Modalidade: a distância

Carga horária: 60 horas

Duração: flexível

Área do conhecimento: Administração

Público alvo: estudantes universitários em geral, professores, profissionais do setor público e privado, comunidade.

Entidade promotora: Universidade Estadual do Maranhão

Organização: Núcleo de Tecnologias para Educação da UEMA - UemaNet

Objetivos

Geral:

Promover a difusão de conhecimentos na área de negociação, no que tange ao desenvolvimento do negociador ideal.

Específicos:

Introduzir e discutir os conceitos fundamentais de negociação.

Identificar técnicas e estratégias efetivas de negociação.

Abordar os aspectos comportamentais da negociação.

Delinear o perfil do negociador ideal.

Metodologia

O acesso ao curso será feito através de um rápido cadastro e a criação de um perfil para o Ambiente Virtual de Aprendizagem, onde todo material estará disponibilizado.
Os conteúdos a serem estudados de forma livre pelo cursista estarão disponíveis em forma de:

Caderno de estudos em 03 Unidades (em PDF e Shockwave), elaborado exclusivamente para o MOOC

04 Videoaulas (provenientes da disciplina Negociação e Arbitragem do curso de Administração Pública)

Slides das informações apresentadas nas videoaulas

03 PodCasts (versão em áudio do conteúdo do caderno de estudos)

Material complementar (vídeos e textos considerados relevantes para os estudos do cursista)

Para promover o aprofundamento das discussões, os cursistas terão fóruns de discussão à disposição no ambiente virtual. Neles, poderão ser discutidos os conteúdos disponibilizados, além da troca de informações e conhecimentos relacionados à temática do curso. Os fóruns serão agrupados conforme as três unidades concebidas para o curso.

Processo de Avaliação

O curso prioriza a autoavaliação e a co-aprendizegem entre os participantes. A primeira, na medida em que oportuniza que os participantes avaliem a seu desempenho conforme as habilidades e competências a serem desenvolvidas no curso. E a segunda, por meio da valorização da interação cursista-cursista, favorecendo a troca de conhecimentos e experiências.

A partir dos estudos desenvolvidos no ambiente, o cursista poderá desenvolver atividades que envolvem os exercícios propostos no caderno de estudos. Estas atividades serão resolvidas em fóruns de perguntas e respostas criados para este fim. Nestes fóruns, após postar sua resolução, o aluno terá acesso a uma resposta padrão elaborada pelo professor conteudista do curso, bem como às demais respostas de seus colegas. Isso permitirá que o estudante receba um feedback imediato das suas colocações, pela comparação da sua resposta com a do professor e seus pares.

Certificação

O processo de certificação se dará pelo registro do progresso do aluno na realização das atividades avaliativas disponíveis no link “atividades”. A conclusão dessas três atividades obrigatórias proporcionará ao aluno o direito à certificação.

Será emitido certificado de conclusão de Curso de Negociação pela Universidade Estadual do Maranhão, perfazendo carga horária total de 60 (sessenta) horas.

O certificado será disponibilizado via online para o participante, que poderá imprimir o documento, conforme a sua conveniência.

Referencial Bibliográfico do Curso

CRUZ, Maria Eugênia Cauduro. Técnicas de negociação. In: SARFATI, Gilberto. Manual de negociação. São Paulo: Saraiva, 2010.

DOYLE, Arthur Conan, Sir. Um estudo em vermelho. Porto Alegre: Editora L&PM, 1998.

EKMAN, Paul. A linguagem das emoções: revolucione sua comunicação e seus relacionamentos reconhecendo todas as expressões das pessoas ao redor. São Paulo: Lua de Papel, 2011.

FERREIRA, Gonzaga. Negociação: como usar a inteligência e a racionalidade. São Paulo: Atlas, 2008.

GARDNER, Howard. Estruturas da mente: a teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1994.

OLIVEIRA, Marco A. Comportamento organizacional para a gestão de pessoas: como agem as empresas e seus gestores. São Paulo: Atlas, 2010.

PEASE, Allan. Desvendando os segredos da linguagem corporal. Rio de Janeiro: Sextante, 2005.

PESSOA, Carlos. Negociação aplicada: como utilizar as táticas e estratégias interpessoais para transformar conflitos interpessoais em relacionamentos cooperativos. São Paulo: Atlas, 2009.

PINHEIRO, Ivan Antônio. Negociação e arbitragem. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC; [Brasília] : CAPES : UAB, 2012.


TAHAN, Malba. O homem que calculava. Rio de Janeiro: Record, 2003.



Sobre os Cursos Abertos


Os chamados Cursos Abertos se transformaram num fenômeno online e vem ganhando rápida aceitação ao longo dos últimos anos. Estes cursos integram a conectividade das redes sociais, com a facilitação de um professor da área de conhecimento, e uma coleção recursos online. Talvez o mais importante, no entanto, seja que os Cursos Abertos baseiam-se na participação ativa de várias centenas ou milhares de estudantes, que auto organizam sua participação em função dos objetivos da aprendizagem, conhecimentos prévios, habilidades e interesses comuns.

Embora eles possam compartilhar algumas das convenções de um curso normal, tais como um cronograma predefinido e a proposição de temas para reflexão, os Cursos Abertos da UEMA não tem taxas de inscrição, nem pré-requisitos de acesso.

A duração destes cursos é flexível. Uma vez finalizado, as pessoas poderão continuar a utilizar o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) para consolidar a sua participação ou direcionar as informações para seus próprios blogs e desenvolver e manter laços por meio de outras tecnologias, como Twitter e Facebook.

Nos Cursos Abertos, os resultados da colaboração podem se estender muito além do curso propriamente dito: os debates no AVA podem ser tão importantes e enriquecedores quanto o material postado pelo professor especialista, se não mais. A participação nestes cursos é emergente, fragmentada, difusa e diversificada. As pessoas precisam estar abertas à co-aprendizagem e à construção coletiva do conhecimento.

Com o fenômeno dos cursos online abertos, a web se tornou uma fonte inesgotável de aprendizado e há muito tempo faz parte da realidade educacional não só do Brasil, mas do mundo. Cursos que tem como objetivo principal proporcionar a libertação do conhecimento para que este atinja um público mais amplo.

Amplie as possibilidades para a sua carreira, estudando de graça, a qualquer hora, no seu ritmo e do se jeito.

Decidiu iniciar um dos nossos Cursos Abertos Então, confira algumas dicas essenciais. Destacamos que se você acha que um curso online é menos exigente que o presencial está enganado. É necessário um empenho muito maior na modalidade a distância, uma vez que no online é necessário um auto estudo. Enquanto nos cursos presenciais é possível contar com o professor para tirar dúvidas e lhe cobrar no desempenho, nos cursos pela Internet o aluno precisa ser muito disciplinado e persistente. Por isso, vale à pena seguir as dicas a seguir e aproveitar o curso da melhor maneira possível.

1. Realizar as atividades

Para que você obtenha um bom desempenho com o curso, é essencial levar as propostas a sério e seguir as atividades propostas pelo curso escolhido por você. Essa é a única maneira de testar seu aprendizado e certificar-se de que você aproveitará a experiência por completo.
2. Definir um calendário de estudos

Para que você consiga organizar seus estudos, defina um cronograma para ter controle dos seus dias e horários de aula e tarefas que precisam ser realizadas. Isso é importante porque em cursos online existe a liberdade de escolha de horários e essa característica pode ter resultados negativos se você não souber administrar seu tempo.

3. Ter motivação

A garantia de que você concluirá um curso online de maneira adequada depende da motivação que você tem para realizá-lo. Por isso, não deixe de considerar as razões pelas quais você decidiu dar início ao mesmo e tenha comprometimento para alcançar seus objetivos com essa escolha.

4. Conectar-se com professores e alunos

Contatar professores e outros alunos é essencial para tirar dúvidas e debater sobre o conteúdo, garantindo que o aprendizado seja realmente eficiente, já que isso ajudará você a compreender os assuntos estudados com mais clareza.

5. Planejar o tempo

Outro ponto importante que você deve considerar é se você realmente terá tempo para fazer tal curso. Seu desempenho dependerá de sua dedicação e caso seu dia a dia seja muito ocupado com outras tarefas, seu aprendizado pode ser prejudicado.


Inscreva-se já
Imagem do fomulário na página de cadastro


Click para abrir a página de cadastro




É hora de sorrir um pouco - Veja o vídeo