sábado, 19 de abril de 2014

Ética de um Blogueiro(a) Blogosfera Mundial. Dê a sua opinião.


Bom, nós já sabemos que existem milhões de blogs no Brasil, e mais de 60 milhões de pessoas os acessam diariamente. É muita gente lendo blog e muita gente querendo virar  blogueiro(a). Mas, tornar-se blogueira(o) e denominar-se assim é muito fácil. O problema sempre vem em como sustentar esse quase “status” vamos assim dizer. Muita gente acredita que criar um blog é coisa simples e não entende o trabalho que dá para mantê-lo. Para o blog ter sucesso é preciso muita paciência e determinação, e isso nós já falamos por aqui antes, na série “Como começar um blog”. Mas hoje resolvi escrever uma das coisas mais importantes que muitos blogueiros por aí não sabem ou simplesmente não entendem. É a etiqueta de boas maneiras e a política da boa vizinhança, itens muito importantes no mundo dos blogs.
Eu separei para vocês algumas que EU considero super importantes:
Ser autêntico(a) sempre - É preciso criar a própria linguagem… Mas “pelo amor de Deus”, não me chama de chuchuzinho, não! Esse negócio de ficar me chamando de bebê, chuchu, e por aí vai, não tá com nada. Você pode ser criativa de uma outra maneira. Que tal escrever um post radical, falando da moda da época de 1920?!
Plágio, nem pensar - Uma coisa muito feia é a cópia de posts e fotos… e parece que isso está virando uma febre no mundo do blog! Super triste! Você realmente acha que, ao copiar os outros, irá se destacar nesse mundo?! Não, não vai. Então, por que você não tem a própria voz?! Nesse espaço, você precisa ter a própria voz, assim como as próprias imagens!
Parcerias - são muito comuns, formadas também entre as próprios blogueiros(as), e acho isso super legal. Seria uma troca recíproca, uma ajuda a outra. Mas infelizmente tem muita gente “passando a perna” na outra. Gente, que mundo é esse?! Eu considero a “palavra de uma pessoa” uma das coisas mais importantes na vida. Honre a sua PALAVRA!
Criando um círculo de amizades- O blog não é somente um lugar onde você expressa as suas opiniões, mas também um lugar onde você cria novas amizades… e, muitas vezes, amizades verdadeiras! Isso é um dos pontos que eu gosto mais sobre o mundo do blog. Criar um círculo de amigos. Mas esteja sempre aberto para receber outras pessoas nesse círculo também. Já vi muito grupinhos fechados achando ser melhores do que os outros! Isso não tá com nada… É exatamente por isso que criamos a nossa comunidade aqui… Todo mundo tem uma chance… Todo mundo pode participar, só depende de você!!
Deixando o comentário - eu acho que seria mais uma política da boa vizinhança. Por exemplo: se eu visito um blog e tenho o trabalho de ler o post, e se eu gostar desse post, com certeza eu vou deixar meu recadinho por lá, afinal de contas, todo blogueiro(a) gosta de um comentário, não é?! E acho horrível quando o blogueiro(a) teve o maior trabalho para fazer o post e não recebeu nenhum comentário. Super chato isso.
Me segue aí, VAI! Uma das coisas que me irrita são as pessoas que mal leem o post, e deixam aquela mensagem básica e com 20 links direcionados para o blog dela. Não há nada de errado em dizer “olha, passei por aqui”… mas, que tal falar um pouco sobre o post primeiro, pelo menos tenha a delicadeza de ler o post! Você pode ter certeza que muitos blogueiros irão retornar o favor sem você pedir.
Verificação de palavras - São aquelas palavras que aparecem quando você quer comentar em um blog. Acho total perda de tempo… e todas as vezes que vejo isso, automaticamente vem à minha cabeça “arrrggghhhhhhhhhh”.  Eu acabo comentando de qualquer forma, mas eu acho perda de tempo. Facilite a vida do seu leitor :)
Falar mal de pessoas - Esse é o caminho mais horrível que um(a) blogueiro(a) pode percorrer… Tirar sarro, falar mal, criticar, não tá com nada! Acredito sim na crítica construtiva, na opinião pessoal, e lógico, sendo passado de forma correta. Mas, tripudiar em cima dos outros, isso NUNCA!
Acredito que essas simples regrinhas de etiqueta e política da boa vizinhança fazem sim uma grande diferença!


E para você, o que seria uma boa etiqueta no mundo do blog?


Publicação da internet.
http://www.cbblogers.com/2013/01/etiquetas-de-uma-blogueirao/


É hora de sorrir um pouco - Veja o vídeo